Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

VARREDURA NUCLEAR

O que é uma varredura de medicina nuclear?

Uma varredura de medicina nuclear usa pequenas quantidades de radiação para criar imagens de tecidos, ossos e órgãos dentro do corpo.
O material radioactivo é colectado em certas áreas do corpo, e câmeras especiais localizam a radiação e fazem imagens que ajudam a equipem médica a diagnosticar e tratar o câncer e outras doenças.

Outros termos usados para uma varredura de medicina nuclear são:
Varredura nuclear
Imagem nuclear
Imagem de radionuclídeo

Por que você pode precisar de uma?

Os exames de medicina nuclear são especialmente úteis para o câncer porque mostram tumores e rastreiam se eles se espalham dentro do corpo. Eles também são uma forma de verificar se o tratamento está funcionando bem.
Essas varreduras têm alguns limites. Por exemplo, uma varredura pode mostrar áreas que podem ser câncer. Mas seu médico precisará de imagens mais focadas (raios-X, tomografia computadorizada , ressonância magnética ) dessas áreas e procurar por tumores menores que podem não aparecer na varredura nuclear. Para saber com certeza se há câncer, você pode precisar de uma biópsia , quando um cirurgião remove um pequeno pedaço de um tumor para verificar ao microscópio.

Os médicos também usam exames de medicina nuclear para outras condições além do câncer,
incluindo:
» Doença cardíaca
» Doenças digestivas
» Problemas de glândulas e hormônios
» Distúrbios neurológicos (Alzheimer, epilepsia , Parkinson e outros)

As varreduras são usadas para diagnosticar muitas condições médicas e doenças.

Alguns dos testes mais comuns incluem o seguinte:

» Varreduras renais.

Eles são usados para examinar os rins e encontrar qualquer anormalidade. Estes incluem função anormal ou obstrução do fluxo sanguíneo renal.

» Varreduras da tireóide.

Eles são usados para avaliar a função da tireóide ou para avaliar melhor um nódulo ou massa da tireóide.

» Varreduras ósseas.

Estes são usados para avaliar quaisquer alterações degenerativas e / ou artríticas nas articulações, para encontrar doenças ósseas e tumores e / ou para determinar a causa da dor ou inflamação óssea.

» Varreduras de gálio.

Eles são usados para diagnosticar doenças infecciosas e / ou inflamatórias activas, tumores e abscessos.

» Varreduras do coração.

Eles são usados para identificar o fluxo sanguíneo anormal para o coração, para determinar a extensão do dano ao músculo cardíaco após um ataque cardíaco e / ou para medir a função cardíaca.

» Varreduras do cérebro.

São usados para investigar problemas no cérebro e / ou na circulação sanguínea do cérebro.

» Varreduras de mama.

Muitas vezes, são usados em conjunto com mamografias para localizar tecido cancerígeno na mama.

Os exames de medicina nuclear são geralmente seguros e existem há cerca de 50 anos, de alguma forma. A dose de radiação que você recebe geralmente é muito baixa e não apresenta riscos sérios à saúde. Algumas pessoas têm uma reacção alérgica ao material traçador. Mas geralmente é leve e não dura muito. Informe o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pois eles podem precisar tomar certas precauções de segurança ou alterar o momento e o tipo de exame.

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.