Existem dois tipos principais de radioterapia, feixe externo e interno.
O tipo de radioterapia que você pode ter depende de muitos fatores, incluindo:
• O tipo de câncer
• O tamanho do tumor
• A localização do tumor no corpo
• Quão próximo o tumor está dos tecidos normais que são sensíveis à radiação
• Sua saúde geral e histórico médico
• Se você terá outros tipos de tratamento contra o câncer
• Outros fatores, como sua idade e outras condições médicas
Radioterapia com Feixe Externo
A radioterapia de feixe externo vem de uma máquina que visa a radiação no seu câncer. A máquina é grande e pode ser barulhenta. Ele não toca no paciente, mas pode se mover ao seu redor, enviando radiação para uma parte do seu corpo de várias direções.
A radioterapia de feixe externo é um tratamento local , o que significa que trata uma parte específica do seu corpo.
Radioterapia interna
A radioterapia interna é um tratamento no qual uma fonte de radiação é colocada dentro do seu corpo. A fonte de radiação pode ser sólida ou líquida.
A radioterapia interna com uma fonte sólida é chamada de braquiterapia . Nesse tipo de tratamento, sementes, fitas ou cápsulas que contêm uma fonte de radiação são colocadas em seu corpo, dentro ou perto do tumor. Como a radioterapia de feixe externo, a braquiterapia é um tratamento local e trata apenas uma parte específica do seu corpo.
Com a braquiterapia, a fonte de radiação em seu corpo emitirá radiação por um tempo.
A radioterapia interna com uma fonte líquida é chamada de terapia sistêmica. Sistémico significa que o tratamento viaja no sangue para os tecidos por todo o corpo, procurando e matando as células cancerígenas. Você recebe radioterapia sistêmica por deglutição, através de uma veia por meio de uma linha intravenosa ou por meio de uma injeção .
Por que as pessoas com câncer recebem radioterapia
A radioterapia é usada para tratar o câncer e aliviar os sintomas do câncer. Quando usada para tratar o câncer, a radioterapia pode curar o câncer, impedi-lo de retornar ou interromper ou retardar seu crescimento
No comments