O exame de ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem, que não possui radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva.
É utilizada uma tecnologia de ponta que estimula e detecta a mudança na direcção do eixo de rotação dos pró-tons encontrados na água que compõem os tecidos vivos. Essas moléculas são captadas pelo aparelho de ressonância e reproduzidas no computador para avaliar o resultado obtido.
Como funciona a ressonância magnética?
As ressonâncias magnéticas funcionam como ímãs que produzem um campo magnético que força os pró-tons presentes no corpo humano a se alinharem. Uma corrente de radiofrequência é pulsada através do paciente e quando é desligado, os sensores de ressonância magnética são capazes de detectar a energia liberada conforme os pró-tons se realinham com o campo magnético.
Com base nas propriedades magnéticas colectadas durante o exame, o médico especialista é capaz de visualizar os vários tipos de tecido e estruturas do corpo humano.
TIPOS DE EXAME DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
» A ressonância magnética depende da área a ser avaliada e do uso ou não de contrastes ou sedação, assim dente muitos, temos:
» Ressonância magnética com contaste;
» Ressonância magnética das articulações;
» Ressonância magnética do crânio;
» Ressonância magnética de campo aberto;
No comments