Todo mundo já sentiu aquele gosto amargo ou ácido na parte baixa da garganta, ou até mesmo uma queimação na região inferior ao osso do peito, causado pelo retorno do conteúdo estomacal.
Quando ocasionais, esses sintomas são considerados normais. Mas se aparecem com frequência, são intensos e ainda causam lesões nos tecidos, podem caracterizar a doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE).
Essa enfermidade é a mais comum entre os distúrbios gástricos e acomete 20% da população em geral, especialmente os homens, embora, mulheres e até crianças também apresentem o quadro com algumas variações.
A DRGE é considerada um problema da vida moderna que pode estar relacionado ao tabagismo, dietas e hábitos alimentares inadequados, obesidade, abuso do álcool e estresse. Essa é a razão pela qual a primeira indicação médica para o seu tratamento é mudar o estilo de vida.
Como diagnosticar a doença?
Para diagnosticar a doença utiliza-se o exame de cintilografia para pesquisa de refluxo gastroesofágico, que é um exame que tem como objectivo analisar a presença de refluxo, doença em que parte do conteúdo do estômago retorna ao esófago.
Como é feito o exame de Cintilografia para Pesquisa de Refluxo Gastro-esofágico?
Na Cintilografia de Refluxo Gastro-esofágico, o paciente toma pequena quantidade de medicamento levemente radioactivo misturado a leite, iogurte ou suco. É necessário encher bem o estômago para o exame.
Depois, é encaminhado à máquina de cintilografia, onde são captadas múltiplas imagens em variados períodos de tempo, até que se verifique que o estômago ficou vazio e se há ou não a presença dos marcadores radioactivos retornando ao esófago, o que caracteriza o refluxo gastro-esofágico.
Quer saber mais sobre os nossos exames de cintilografia?
Contacte-nos.
No comments