A radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza como método a radiação ionizante, que afecta o DNA das células. A radiação atua, principalmente, no controle do crescimento desordenado das células, levando o paciente à cura e quando não é possível eliminar o tumor, funciona como uma forma de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Benefícios da Radioterapia
A radioterapia apresenta muitos benefícios ao paciente com câncer. Entre eles, podemos citar:
• Geralmente, não necessita de nenhuma internação;
• As sessões de radioterapia são relativamente curtas;
• Costuma apresentar muitos resultados positivos;
• Pode contribuir para a qualidade de vida daqueles pacientes em que a eliminação do câncer não é mais possível, nesse caso, observa-se a redução do tumor, levando à diminuição de dores, hemorragias e outros sintomas desagradáveis.
Como é Feita a Radioterapia?
A radioterapia é um método de tratamento de câncer cuja quantidade de aplicações necessárias deve ser estabelecida por um médico. O profissional irá analisar o paciente e delimitar a área em que se deve aplicar o tratamento, diferentemente da quimioterapia, que o medicamento entra na corrente sanguínea, a radiação é aplicada em uma área específica.
A Radioterapia Pode Ser Feita de Duas Formas:
• Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que é colocado a uma distância do paciente. Esse equipamento é ajustado de modo que a radiação seja emitida directamente no local que será tratado. O paciente, nesse caso, permanece deitado durante todo o processo. Caso a região a ser tratada seja a cabeça ou o pescoço, o paciente deverá utilizar uma máscara que o manterá imóvel, garantindo que a radiação atinja o local adequado.
• Braquiterapia: Esse procedimento diferencia-se da radioterapia externa, pois são colocados aplicadores em contacto com o local que será tratado, e a radiação é emitida directamente nesses aplicadores. Nesse caso, poderá ser necessário sedar o paciente.
No comments