Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

RADIOTERAPIA

A radioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que utiliza como método a radiação ionizante, que afecta o DNA das células. A radiação atua, principalmente, no controle do crescimento desordenado das células, levando o paciente à cura e quando não é possível eliminar o tumor, funciona como uma forma de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Benefícios da Radioterapia

A radioterapia apresenta muitos benefícios ao paciente com câncer. Entre eles, podemos citar:

• Geralmente, não necessita de nenhuma internação;

• As sessões de radioterapia são relativamente curtas;

• Costuma apresentar muitos resultados positivos;

• Pode contribuir para a qualidade de vida daqueles pacientes em que a eliminação do câncer não é mais possível, nesse caso, observa-se a redução do tumor, levando à diminuição de dores, hemorragias e outros sintomas desagradáveis.

Como é Feita a Radioterapia?

A radioterapia é um método de tratamento de câncer cuja quantidade de aplicações necessárias deve ser estabelecida por um médico. O profissional irá analisar o paciente e delimitar a área em que se deve aplicar o tratamento, diferentemente da quimioterapia, que o medicamento entra na corrente sanguínea, a radiação é aplicada em uma área específica.

A Radioterapia Pode Ser Feita de Duas Formas:

• Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que é colocado a uma distância do paciente. Esse equipamento é ajustado de modo que a radiação seja emitida directamente no local que será tratado. O paciente, nesse caso, permanece deitado durante todo o processo. Caso a região a ser tratada seja a cabeça ou o pescoço, o paciente deverá utilizar uma máscara que o manterá imóvel, garantindo que a radiação atinja o local adequado.

• Braquiterapia: Esse procedimento diferencia-se da radioterapia externa, pois são colocados aplicadores em contacto com o local que será tratado, e a radiação é emitida directamente nesses aplicadores. Nesse caso, poderá ser necessário sedar o paciente.

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.