A radiologia é a especialidade médica que, como o nome diz, utiliza radiações para realizar diagnósticos e até mesmo o tratamento de algumas doenças. Nos últimos anos, a especialidade passou a ser conhecida como radiologia, em virtude dos outros exames e diagnósticos que abrange e que não necessariamente fazem o uso da radiação, como é o caso de exames de ultra-sonografia e ressonância magnética.
Quem descobriu a possibilidade de explorar as imagens formadas pela radiação foi o físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que deu nome à técnica baptizada por ele de raios X no final do século 19, mais de 100 anos se passaram e a radiologia expandiu suas possibilidades para diagnóstico e tratamento com técnicas ainda mais avançadas, como a tomografia computadorizada e a mamografia, por exemplo.
Graças às técnicas de diagnóstico por imagem, hoje é possível avaliarem com grande detalhamento e precisão condições clínicas que antes não eram descobertas ou que precisavam ser investigadas de forma mais invasiva, com cirurgias exploratórias, por exemplo. Ela permite diagnosticar e dimensionar fracturas de ossos, lesões musculares, tumores, doenças neurologias, entre outras possibilidades.
No comments