Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma condição de saúde que enfraquece os ossos, tornando-os frágeis e mais propensos a quebrar. Desenvolve-se lentamente ao longo de vários anos e muitas vezes só é diagnosticada quando uma queda ou impacto repentino causa a quebra de um osso (fractura).

As lesões mais comuns em pessoas com osteoporose são:

• Pulso quebrado
• Quadril quebrado
• Ossos da coluna quebrados (vértebras)

No entanto, as quebras também podem ocorrer em outros ossos, como no braço ou na pelve. Às vezes, uma tosse ou espirro pode causar a quebrada de uma costela ou o colapso parcial de um dos ossos da coluna.

A osteoporose geralmente não é dolorosa até que um osso seja quebrado, mas os ossos quebrados na coluna são uma causa comum de dor a longo prazo.
A osteoporose pode afectar homens e mulheres. É mais comum em pessoas mais velhas, mas também pode afectar pessoas mais jovens.

Mulheres

As mulheres correm mais risco de desenvolver osteoporose do que os homens porque as alterações hormonais que ocorrem na menopausa afectam directamente a densidade óssea.
O hormônio feminino estrogénio é essencial para ossos saudáveis. Após a menopausa , os níveis de estrogénio caem, isso pode levar a uma rápida diminuição da densidade óssea.

As mulheres correm um risco ainda maior de desenvolver osteoporose se tiverem:

• Uma menopausa precoce (antes dos 45 anos)
• Uma histerectomia (remoção do útero) antes dos 45 anos, particularmente quando os ovários também são removidos
• Períodos ausentes por mais de 6 meses como resultado de excesso de exercícios ou muita dieta

Homens

Na maioria dos casos, a causa da osteoporose em homens é desconhecida. No entanto, há uma ligação com o hormônio masculino testosterona, que ajuda a manter os ossos saudáveis.

Os homens continuam produzindo testosterona até a velhice, mas o risco de osteoporose aumenta em homens com baixos níveis de testosterona

Em cerca da metade dos homens, a causa exacta dos baixos níveis de testosterona é desconhecida, mas as causas conhecidas incluem:

• Tomar certos medicamentos, como comprimidos de esteróides
• Abuso de álcool
• Hipogonadismo (uma condição que causa níveis anormalmente baixos de testosterona)

Venha connosco e faça já o seu exame de densidade óssea.

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Notícias

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.