Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

MEDICINA NUCLEAR NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER

Você sabia que a medicina nuclear pode ser uma grande aliada no diagnóstico e no acompanhamento de doenças, como o câncer de pulmão?

A PET/CT, uma combinação de duas especialidades diagnósticas em apenas um exame de imagem: a tomografia por emissão de posítrones (PET) e a tomografia computadorizada (TC), por exemplo, oferece uma maior precisão de resultados, capazes de manejar mais facilmente neoplasias e detectar tumores.
“Além de ser utilizado na investigação metabólica do nódulo pulmonar, o exame avalia a proporção da enfermidade e se houve disseminação para outros órgãos. Quando o paciente já tem o diagnóstico de câncer, o PET/CT auxilia no estadiamento, direccionando o tratamento mais adequado, e no acompanhamento da resposta terapêutica.“

A medicina nuclear auxilia essa avaliação com os exames de cintilografia óssea e, principalmente, com o exame de PET/CT. A cintilografia óssea é um exame realiza a avaliação da existência ou não de metástases ósseas. Entretanto, actualmente este exame vem sendo substituído pelo exame de PET/CT com FDG-18F, uma vez que realiza o estadiamento de forma mais completa e mais sensível. Este exame avalia o componente metabólico e consegue identificar focos de possíveis metástases no corpo inteiro, e não apenas, no esqueleto ósseo”.

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.