Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

Medicina Nuclear No Diagnóstico e Tratamento de Doenças Cardíacas

A Medicina Nuclear tornou-se uma das principais aliadas no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Ela utiliza métodos avançados e específicos de imagem que complementam exames tradicionais. A especialidade faz uso de traçadores com pequenas e seguras doses de materiais radioactivos (conhecidos como radio-fármacos ou radio-traçadores) para avaliar a fisiologia cardíaca e detectar alterações cardiovasculares.

Os exames com radio-traçadores são capazes de fornecer informações funcionais cardiológicas de forma não invasiva. Eles complementam os detalhes anatómicos demonstrados por outras técnicas. Como, por exemplo, o cateterismo e a angiotomografia das coronárias. Outro diferencial é a possibilidade de apontar alterações consequentes a doenças cardiovasculares que afectam o funcionamento do coração. Além disso, permitem avaliar a extensão da gravidade e definir a conduta ideal, seja para tratamento clínico ou cirúrgico.

Apesar do uso de radiação, os exames são seguros e as taxas de exposição são baixas. Não oferecendo riscos ou complicações aos pacientes. Podem ser realizados em qualquer faixa etária, incluindo crianças. Porém, são contra-indicados para gestantes, situação em que se deve evitar o uso de métodos com radiação ionizante.
Tipos de Exames e Principais Indicações

Entre as técnicas disponíveis na Medicina Nuclear para a avaliação de doenças cardiovasculares, estão a Cintilografia de Perfusão Miocárdica e o PET Cardiológico. Ambos se destacam pela precisão dos resultados. As indicações são variadas e dependem da especialidade e da doença de base do paciente.

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários ou entre em contacto connosco!

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.