Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

CINTILOGRAFIA

A cintilografia é uma área da medicina nuclear que têm como base a análise da função dos tecidos e de órgãos. Nela, as imagens são obtidas por meio da radiação emitida pelo material administrado ao paciente.

A cintilografia, não avalia as patologias pelo modo como elas alteram a anatomia do corpo ou se desenvolvem estruturalmente. O estudo é feito a partir do modo como a doença altera o corpo do ponto de vista funcional, farmacológico, bioquímico e molecular. Deste modo, estes exames evidenciam problemas em órgãos internos mais precocemente do que os outros métodos de imagem.

Quando um órgão é afectado por determinada doença, ele passa a absorver mais ou menos de um determinado radio-fármaco, do que um tecido normal. Após a administração do radio-fármaco, o aparelho faz um rastreamento do corpo, analisando o padrão de radioactividade e criando imagens que mostram o percurso da substância e o local onde ela se acumula.

Quando a cintilografia é indicada?

Este exame pode ser solicitado por diversos factores.
• A cintilografia do miocárdio, por exemplo, pode ser indicada para diagnosticar a isquemia mio-cárdica e prevenir a ocorrência de infarto.

• A cintilografia óssea, pode ser indicada para detectar diversos tipos de câncer, processos inflamatórios e doenças metabólicas.

• Já a cintilografia renal serve para estudar a função dos rins e a excreção da urina para a bexiga, detectando infecções ou malformações no trato urinário.

• A cintilografia cerebral é indicada para diagnosticar doenças neuro-degenerativas (Alzheimer, demência frontotemporal, multi-infarto, etc), transtornos depressivos e de ansiedade, dentre outros.

Então, gostou desse conteúdo?

Não perca tempo, e marque já o seu exame.

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.