Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

Blog

Ultrassonografia

O ultra-som é um exame de imagem que usa ondas sonoras para criar uma imagem de órgãos, tecidos e outras estruturas dentro do corpo. Ao contrário dos raios-x , os ultra-sons não usam nenhuma radiação . O ultra-som também pode mostrar partes do corpo em movimento, como um coração batendo ou sangue fluindo pelos vasos sanguíneos.

Existem duas categorias principais da ultra-sonografia: ultra-sonografia da gravidez e ultra-sonografia de diagnóstico.

• O ultra-som na gravidez é usado para observar o feto. O teste pode fornecer informações sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde geral de um bebé

• O ultra-som de diagnóstico é usado para visualizar e fornecer informações sobre outras partes internas do corpo. Estes incluem o coração, vasos sanguíneos, fígado, bexiga, rins e órgãos reprodutores femininos.

Para quê é usado?

O ultra-som pode ser usado de diferentes maneiras, dependendo do tipo de ultra-som e de qual parte do corpo está a ser verificada.

Um ultrassom da gravidez é feito para obter informações sobre a saúde do feto. Pode ser usado para:

• Confirmação da gravidez .
• Verificar o tempo de gestação, tamanho e a posição do feto.
• Verificar se está grávida de gémeos .
• Verificar se há defeitos congénitos no cérebro, medula espinhal, coração ou outras partes do corpo.
• Verificar a quantidade de líquido amniótico.

O ultrassom diagnóstico pode ser usado para:

• Descobrir se o sangue está fluindo em uma taxa e nível normais.
• Verificar se há algum problema com a estrutura do seu coração .
• Procure por bloqueios na vesícula biliar .
• Verifique se há anormalidades no abdómen e nos rins .

Nas mulheres, a ultra-sonografia diagnóstica pode ser usada para:

• Observar nódulos na mama para ver se pode ser câncer.
• Ajuda a encontrar a causa da dor pélvica .
• Ajuda a encontrar a causa do sangramento menstrual anormal.
• Ajuda a diagnosticar a infertilidade ou monitorar os tratamentos de infertilidade.

Nos homens, a ultra-sonografia diagnóstica pode ser usada para ajudar a diagnosticar distúrbios da próstata.

Riscos

O ultra-som diagnóstico é um procedimento seguro que utiliza ondas sonoras de baixa potência. Não há riscos conhecidos.O ultra-som é uma ferramenta valiosa, mas tem limitações. As ondas sonoras não viajam bem pelo ar ou pelos ossos, portanto, o ultra-som não é eficaz na imagem de partes do corpo que contêm gás ou estão escondidas por ossos, como os pulmões ou a cabeça. O ultra-som também pode ser incapaz de ver objectos localizados muito profundamente no corpo humano

Cintilografia Óssea

É um exame de imagem de todo o esqueleto, realizado através da injecção venosa de uma substância radioactiva que se concentra nos ossos, principalmente nas células de maior actividade metabólica. Posteriormente é captada como imagem por uma câmara especial.

É um exame indicada pelo médico quando a pessoa apresenta dor óssea, infecção ou lesão nos ossos que não conseguem ser vistas por outros exames. Desta forma, esse exame ajuda a diagnosticar várias doenças ósseas como infecções, artrite, fractura ou alterações na circulação sanguínea do osso.

Para que serve

A cintilografia óssea pode ser indicada pelo médico para identificar nas seguintes situações:

• Metástases ósseas, causadas por variados tipos câncer, como o de mama, próstata ou pulmão, por exemplo;
• Alterações no metabolismo dos ossos;
• Dor óssea em que a causa não foi identificada com outros exames;
• Infecção óssea, como osteomielite;
• Osteonecrose;
• Artrite;
• Tumor ósseo primário;
• Fractura de estresse ou fractura oculta;
• Fracturas causadas pela osteoporose;
• Distrofia simpática reflexa;
• Infarto ósseo;
• Viabilidade do enxerto ósseo.

Além disso, a cintilografia pode ser indicada para avaliação de infecções ou afrouxamento de próteses ósseas.

Medicina Nuclear

Você já ouviu falar em medicina nuclear? Conhece a importância dessa especialidade?

A área permite a obtenção de diagnósticos mais precoces do que aqueles feitos em exames tradicionais e ainda oferece opções de tratamento para inúmeras doenças.

Suas aplicações mais conhecidas são voltadas aos pacientes com câncer, mas os procedimentos podem ser direcionados às mais diversas demandas médicas.

Para que você entenda melhor a relevância da medicina nuclear e as possibilidades oferecidas por ela, preparei este artigo com informações completas sobre o tema.

A seguir, entenda melhor o conceito, sua realidade no Brasil, tipos, funcionamento, principais procedimentos e o papel da Telemedicina na área. Acompanhe.

O que é medicina nuclear? 

​A medicina nuclear, como o próprio nome sugere, é aquela que emprega a radiação para realizar certos exames e tratamentos.

Para isso, a especialidade utiliza elementos chamados de radiofármacos, em que a quantidade de radiação é mínima.

Trata-se de uma das áreas mais relevantes da medicina atual, principalmente em termos de diagnóstico.

Isso porque, ao contrário de outros procedimentos radiológicos, a medicina nuclear permite avaliar os tecidos e visualizar detalhes de alterações patológicas mesmo quando não há  mudanças anatômicas no corpo.

Dessa maneira, as chances de detectar doenças ainda em estágio inicial são muito maiores. Evidentemente, isso eleva as possibilidades de cura nos tratamentos ministrados aos pacientes.

Somado a isso, está a abrangência da área, pois a medicina nuclear possibilita avaliar a função de diversos órgãos humanos.

Quanto aos procedimentos, o benefício está no fato de que eles não são invasivos e possuem níveis elevadíssimos de segurança.

 

A Medicina Nuclear na Cardiologia

A medicina nuclear se aplica à diversas especialidades médicas, dentre elas a Cardiologia.
A medicina nuclear cardiovascular é a especialidade que faz o uso de traçadores com pequenas e seguras doses de materiais radioativos (conhecidos como radiofármacos ou radiotraçadores) para avaliar a fisiologia cardíaca e detectar alterações cardiovasculares. Principalmente decorrentes de doença arterial coronariana, cardiomiopatias, miocardite.

Com o uso de substâncias a medicina nuclear é capaz de diagnosticar diversas doenças, que incluem embolia pulmonar, infecções agudas e infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais, demências entre outros.

Você Sabe a Diferença Entre HIV e AIDS?

HIV é o vírus causador da aids que invade as células do sistema imunológico;
Aids é um quadro de doenças causadas pela perda de células de defesa do organismo, em decorrência da infecção provocada pelo vírus HIV.

FORMAS DE TRANSMISSÃO DO HIV

A aids é uma Infecção Sexualmente Transmissível causada pelo vírus HIV e pode ser transmitida por:

  • Sexo sem proteção;
  • Compartilhamento de seringas e objetos perfurocortantes;
  • De mãe HIV positivo para o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

COMO SE PREVENIR

A camisinha ainda é a maneira mais eficiente de se proteger do HIV, o vírus da aids, e de outras IST. Para se prevenir, fique atento:

  • Use camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais;
  • Caso você já tenha feito sexo sem camisinha, faça o teste de HIV;
  • Procure tratar outras IST, elas são porta de entrada para o vírus HIV;
  • Não compartilhe seringas e objetos perfurocortantes. Informe-se e conheça outras formas de prevenção.

Cintilografia do Miocárdio

A Cintilografia do Miocárdio é um exame que tem a finalidade avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.

A Cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por catecter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioactivos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

Na chamada Cintilografia do Miocárdio o objetivo é determinar a distribuição de sangue no coração quando bate acelerado devido ao estresse induzido com esforço físico em exercícios na esteira ou na bicicleta estacionária.

A Tuberculose

Tuberculose é a principal causa infeciosa de morbidade e mortalidade mundial em adultos, matando aproximadamente 1,7 milhão de pessoas, a maioria nos países com renda média e baixa.

A tuberculose é uma doença infeciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.

A tuberculose pode manifestar-se sob diferentes apresentações clínicas, que podem estar relacionadas com idade, imunodepressão e órgão acometido. Assim, outros sinais e sintomas, além da tosse, devem ser valorizados.

Na tuberculose pulmonar, em adolescentes e adultos jovens, o principal sintoma é a tosse (seca ou produtiva, com expetoração purulenta ou mucoide, com ou sem sangue). Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório (pessoa com tosse por três semanas ou mais) seja investigado para a tuberculose.

Exames diagnósticos

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax. Além desses exames, recomenda-se que o teste anti-HIV seja oferecido a todas as pessoas com tuberculose.

Ultrassom da Tiroide

A tireoide é uma das glândulas mais importantes para o funcionamento do metabolismo corporal de forma equilibrada e harmônica. Localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do gogó, ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 que auxiliam nas funções de órgãos como o coração, cérebro e rins.

Não é incomum que ocorram inflamações nessa glândula, que tanto podem reduzir a sua capacidade de funcionamento como acelerar, causando hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Em ambos os casos, o ultrassom da tireoide é o exame de imagem que pode ajudar a detectar e diagnosticar tais anomalias. Esse tipo de ultrassom da cervical serve para diagnosticar lesões focais (nódulos), tanto benignos quanto malignos, e avaliar linfonodos (gânglios) e glândulas salivares.

Ganho ou perda excessiva de peso, ressecamento da pele, cansaço, aumento das taxas de colesterol e variação do ciclo menstrual são alguns dos sintomas comuns em quem apresenta disfunções na produção dos hormônios da tireoide.

Tipos de Radioterapia para o Tratamento do Cancêr

Existem dois tipos principais de radioterapia, feixe externo e interno.
O tipo de radioterapia que você pode ter depende de muitos fatores, incluindo:

• O tipo de câncer
• O tamanho do tumor
• A localização do tumor no corpo
• Quão próximo o tumor está dos tecidos normais que são sensíveis à radiação
• Sua saúde geral e histórico médico
• Se você terá outros tipos de tratamento contra o câncer
• Outros fatores, como sua idade e outras condições médicas

Radioterapia com Feixe Externo

A radioterapia de feixe externo vem de uma máquina que visa a radiação no seu câncer. A máquina é grande e pode ser barulhenta. Ele não toca no paciente, mas pode se mover ao seu redor, enviando radiação para uma parte do seu corpo de várias direções.

A radioterapia de feixe externo é um tratamento local , o que significa que trata uma parte específica do seu corpo.

Radioterapia interna
A radioterapia interna é um tratamento no qual uma fonte de radiação é colocada dentro do seu corpo. A fonte de radiação pode ser sólida ou líquida.

A radioterapia interna com uma fonte sólida é chamada de braquiterapia . Nesse tipo de tratamento, sementes, fitas ou cápsulas que contêm uma fonte de radiação são colocadas em seu corpo, dentro ou perto do tumor. Como a radioterapia de feixe externo, a braquiterapia é um tratamento local e trata apenas uma parte específica do seu corpo.

Com a braquiterapia, a fonte de radiação em seu corpo emitirá radiação por um tempo.
A radioterapia interna com uma fonte líquida é chamada de terapia sistêmica. Sistémico significa que o tratamento viaja no sangue para os tecidos por todo o corpo, procurando e matando as células cancerígenas. Você recebe radioterapia sistêmica por deglutição, através de uma veia por meio de uma linha intravenosa ou por meio de uma injeção .

Por que as pessoas com câncer recebem radioterapia
A radioterapia é usada para tratar o câncer e aliviar os sintomas do câncer. Quando usada para tratar o câncer, a radioterapia pode curar o câncer, impedi-lo de retornar ou interromper ou retardar seu crescimento

Radioterapia

A Radioterapia é um tratamento contra o câncer que usa altas doses de radiação para matar células cancerígenas e encolher os tumores.

A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou, até mesmo, curada.

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

A radioterapia pode ser usada nos estágios iniciais do câncer ou depois que ele começou a se espalhar.
Pode ser usado para:

• Tentar curar o câncer completamente (radioterapia curativa)
• Tornar outros tratamentos mais eficazes – por exemplo, pode ser combinado com quimioterapia ou usado antes da cirurgia (radioterapia neoadjuvante)
• Reduzir o risco de o câncer voltar após a cirurgia (radioterapia adjuvante)
• Aliviar os sintomas se a cura não for possível (radioterapia paliativa)

Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Notícias

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.