A prevenção do câncer é a acção tomada para diminuir a chance de contrair câncer.
O câncer de mama é uma doença na qual células malignas (câncer) se formam nos tecidos da mama.
O câncer não é uma doença única, mas um grupo de doenças relacionadas. Nossos genes , estilo de vida e o ambiente ao nosso redor trabalham juntos para aumentar ou diminuir nosso risco de contrair câncer. O risco de câncer de cada pessoa é composto por uma combinação desses factores.
– Qualquer coisa que aumente sua chance de desenvolver câncer é chamada de factor de risco de câncer;
– Qualquer coisa que diminua sua chance de desenvolver câncer é chamada de factor de protecção contra o câncer.
Algumas práticas e hábitos podem prevenir o aparecimento de câncer da mama, tais como:
1. Praticar actividade física
A prática de exercícios físicos equilibra os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, factores que influenciam directamente na prevenção do câncer de mama.
2. Alimentação saudável e manter o peso corporal adequado
O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir que isso aconteça.
3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
O álcool pode ajudar no aparecimento do câncer por diferentes mecanismos (danifica o DNA, torna os tecidos humanos mais sensíveis a danos, entre outros). Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros.
4. Não fumar e evitar o tabagismo passivo
O cigarro e outros produtores de fumaça contêm no mínimo 69 substâncias químicas que provocam câncer. Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas importantes que podem contribuir para a prevenção.
5. Amamentar
Durante o período de aleitamento, as taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disso, na amamentação também ocorre renovação de células que poderiam ter lesões, diminuindo assim as chances da doença. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a protecção para a mãe.
6. Realizar mamografia
Além de prevenção, é fundamental falarmos de detecção precoce. É imprescindível que as mulheres a partir dos 40 anos realizem anualmente a mamografia, exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. Nas pacientes com alto risco, os exames de rastreamento iniciam antes dos 40 anos.
No comments