Rua de São Tomé, Bairro Cruzeiro, 1º Andar Esquerdo, Ingombotas | Luanda - Angola
+244 942 888 080 geral@sarmn.ao

Medicina Nuclear No Diagnóstico e Tratamento de Problemas Neurológicos

A Neurologia e a Medicina Nuclear são especialidades bem diferentes na actuação clínica, mas que se completam quando buscam entender o que se passa dentro da cabeça de cada paciente.
Enquanto os neurologistas são os responsáveis por entender e tratar de diversas doenças degenerativas do cérebro, como as doenças de Alzheimer, de Parkinson e de Huntington, por exemplo. Já a Medicina Nuclear é uma especialidade que complementa outras especialidades por contar com tecnologia de ponta para exames e tratamentos.

Nos casos das doenças degenerativas neurológicas, os médicos nucleares auxiliam a identificação dos distúrbios especialmente quando a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada não apresentam resultados conclusivos.
A Medicina Nuclear permite que os médicos cheguem à conclusão usando os exames de Cintilografia Cerebral com SPECT/CT ou PET/CT. Para tais exames diversos traçadores podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico.
A Cintilografia de Perfusão Cerebral com SPECT/CT, por exemplo, identifica as alterações na circulação do sangue e quaisquer diferenças na função do cérebro.

A Cintilografia Cerebral é capaz também de detectar problemas que surgem no decorrer da vida, como doenças neuropsiquiátricas. A Cintilografia Cerebral serve ainda para confirmar a morte cerebral e o dano cerebral causada por uso de drogas como o crack, a maconha e a cocaína.

No comments
Leave Your Comment

No comments
Logo
Estamos relacionada às ciências radiológicas, bem como, às especialidades médicas que usam radiações com fim diagnóstico ou terapêutico.

Newsletter

Subscribe to our Newsletter to be updated.